11/16/17 ~ Rádio Cidade GOSPEL

16/11/2017

Prefeitura intensifica fiscalização e pede mais conscientização no descarte de lixos e entulhos



A Prefeitura de Itumbiara, através do Departamento de Posturas, diante da grande quantidade de entulhos abandonados em ruas e terrenos baldios, informa que estará, nos próximos dias, intensificando a fiscalização nesse sentido e que notificará e autuará os responsáveis. A medida visa conscientizar as pessoas sobre a importância de dar o destino correto a lixos e entulhos, garantindo assim a segurança e saúde da população, que tem denunciado inúmeros casos do tipo em toda a Cidade.
Vale lembrar que no local das obras, o responsável deve dispor de uma caçamba de lixo e descartar corretamente esse entulho ao final dela, assegurando assim a segurança de vizinhos e de todos que trafegam pelas imediações, bem como resguardando a saúde pública, evitando a proliferação do Aedes aegypti, mosquito causador de doenças como dengue, ziKa vírus e chikungunya, principalmente por conta do atual período chuvoso.

Decom – Prefeitura de Itumbiara

Itumbiara supera Goiás e Brasil nos índices da Avaliação Nacional de Alfabetização



Avaliação é aplicada a alunos do 3º ano do ensino fundamental de escolas públicas e visa avaliar o nível de alfabetização, promovendo melhoria na qualidade de ensino e redução de desigualdades

A Prefeitura de Itumbiara, através da Secretaria Municipal de Educação, comemora os índices da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2016 (divulgados recentemente), alcançando índices superiores aos do Estado e do País na avaliação que mede o desempenho (leitura, escrita e matemática) de alunos do 3º ano do ensino fundamental de escolas públicas. O desempenho do Município alcançou 69,05% em leitura; 80,77% em escrita e 72,87% em matemática. Em Goiás, estes índices foram de 56,91%, 75,91% e 72,87%, enquanto que no Brasil, os percentuais foram: 45,27%, 67% e 45,53%, respectivamente.

Ao fazer a comparação dos resultados, por nível de proficiência nas referidas áreas, nas três edições dessa avaliação na Rede Municipal de Itumbiara (2013, 2014 e 2016), observou-se um acréscimo significativo de alunos no nível 4 de leitura e de matemática; e a porcentagem de alunos no nível 5 de escrita também aumentou consideravelmente.

Significativa evolução deve-se aos investimentos em formação continuada dos professores e da realização de um trabalho diferenciado com os alunos, por meio do emprego de estratégias didáticas de interação e dinamismo, assegurando os direitos de aprendizagem para o ciclo de alfabetização. Vale destacar ainda como fatores responsáveis por essa evolução a parceria com os pais e a oferta de aulas no contraturno para alunos com dificuldade de aprendizagem.

O resultado positivo, entretanto, não acomodou gestores e educadores da rede municipal de ensino. O Departamento Pedagógico já tem reunião marcada para o próximo dia 16 com os coordenadores pedagógicos das unidades escolares para alinhar ações no sentido de garantir 100% de alunos alfabetizados ao fechamento do ciclo de alfabetização.

ANA - A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) é uma avaliação externa que objetiva aferir os níveis de alfabetização em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas. Além dos testes de desempenho, que aferem a proficiência dos alunos, em níveis, nessas áreas, a ANA apresenta as seguintes informações contextuais: o Indicador de Nível Socioeconômico e o Indicador de Formação Docente da escola. Em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional, que estimulam a melhoria da educação no país, houve uma efetiva mobilização das escolas municipais no que tange ao ensino e à aprendizagem da leitura, da escrita e do conhecimento lógico-matemático. Seus resultados são aferidos por níveis, sendo que em Leitura e Matemática, se desdobram do nível 1 ao 4 – 1 e 2 (níveis insuficientes), 3 e 4 (níveis suficientes) –; e em escrita, de 1 a 3 (níveis insuficientes), 4 e 5 (níveis suficientes).

Decom – Prefeitura de Itumbiara